Endodontia
Assista ao video sobre como funciona a Endodontia.
O que é Endodontia
A endodontia é uma das especialidades odontológicas que previne e cura as enfermidades na polpa dental. Em casos de enfermidade, o tratamento é remover o tecido mole chamado polpa quando esta se encontra infectada substituindo-a por material obturador.
Além do tratamento de canal, a endodontia reestabelece a normalidade dos tecidos pulpares por meio de curetagem pulpar, pulpotomia, pulpectomia ou por tratamento cirúrgico.
No interior de todos os dentes existe um tecido vivo que contém nervos e vasos, chamado polpa dentária. Quando a polpa é infectada por uma cárie ou uma fratura, a polpa se inflama e deve ser removida do centro do dente e dos canais de cada raiz. Uma vez que a polpa é removida, o restante do dente é preenchido com um material especial para obturá-lo.

SEQÜÊNCIA DE TRATAMENTO COM UMA ENDODONTIA:

O tratamento de canal enfraquece o dente devido ao desgaste que é feito durante o tratamento endodôntico. Por isso, todos os dentes que passaram por um tratamento de canal devem ser protegidos por um núcleo e por uma restauração ou coroa.
A única alternativa para um tratamento de canal é a remoção do dente, isso levará à necessidade de um tratamento mais complexo como um implante ou uma prótese fixa. Muitos pacientes imaginam que a remoção de um dente é a solução para o problema, porém as demais alternativas tem um custo maior e maior complexidade, podendo causar problemas nos dentes adjacentes.
Atualmente, o tempo de um tratamento endodôntico diminuiu muito e, na maioria das vezes, é possível terminar o tratamento em uma só sessão.