Tratamentos Disponíveis
Sua função é recompor rapidamente dentes perdidos ou comprometidos por acidentes, conseguimos reabilitar a região utilizando um dente provisório, devolvendo assim a atividade funcional e estética da arcada.
Após a perda de um dente, a melhor opção para repô-lo é por meio de um implante dentário. O implante apresenta diversas vantagens em relação às demais alternativas de tratamento, entre elas:
-
Os dentes vizinhos permanecem intactos.
-
O dente é preso somente no implante o que possibilita a utilização do fio dental como em um dente natural.
-
Resultados estéticos e funcionais excelentes.
-
Não sofre de doenças como cáries e infiltrações.
-
Em alguns casos é possível instalar um dente provisório logo em seguida da colocação do implante.
-
A instalação de um implante paralisa o processo de atrofia óssea que ocorre em regiões desdentadas.
A perda de dentes pode alterar a qualidade de vida das pessoas. Pode haver comprometimento da estética dental e diminuição da capacidade de mastigação pois uma prótese móvel ou dentadura é muitas vezes pouco eficiente.
A cirurgia de implante dentário deve ser feita o mais rápido possível para reduzir o processo de atrofia do osso ocorra na região que perdeu o dente. Os implantes permitem hoje que utilizemos uma prótese dentaria fixa de um dente ou todos os dentes, e a mastigação de todo o tipo de alimento, com firmeza e estética.
Em geral, leva-se de 3 meses para que o implante dentário se cicatrize, antes da colocação do dente definitivo, por meio de um processo denominado osseointegração. Neste período de cicatrização, o paciente utiliza uma prótese provisória fixa ou removível. Uma vez que o implante dentário esteja consolidado ao osso, a união pode ser considerada praticamente permanente.
Indicado para pessoas que utilizam dentaduras e que buscam um tratamento mais acessível. Esse método permite colocar implantes na maxila unidos através de uma barra ou de uma conexão de precisão, obtendo-se, maior estabilidade da dentadura.
Depois de instalar os implantes, (pinos de titânio que substituem a raiz do dente), o cirurgião-dentista irá fixar a prótese sobre os implantes já cicatrizados. Este período irá variar de paciente para paciente e, dependendo de condições específicas, a prótese poderá ser instalada no mesmo procedimento (o que chamamos de implante com carga imediata)
É realizado o envio dos moldes para o técnico em próteses dentárias (protético). Depois de pronta a prótese, algumas consultas são necessárias para determinação da altura, tamanho e formato dos dentes, sendo sempre todas as etapas acompanhadas pelo dentista. Depois dessa etapa a prótese é fixada no pino de implante, finalizando dessa forma o seu tratamento.
Indicado para pacientes com grandes perdas ósseas maxilares, sendo fixados no arco zigomático. Esses implantes tem como função servir de ancoragem para próteses dentárias. A utilização desses implante tem indicação específica em casos onde o osso maxilar apresenta-se severamente reabsorvido. No entanto uma avaliação se faz necessária obedecendo-se critérios rígidos.
Em pacientes com grandes atrofias ósseas (maxilares sem altura e/ou largura suficiente para realização de implantes devido à perda óssea) poderão ser realizados implantes zigomáticos.Trata-se de uma técnica avançada, desenvolvida na Suécia, que constitui uma alternativa no tratamento de pacientes com atrofia óssea severa, evitando recorrer a enxertos ósseos de outras regiões do corpo.
A endodontia é uma das especialidades odontológicas que previne e cura as enfermidades na polpa dental. Em casos de enfermidade, o tratamento é remover o tecido mole chamado polpa quando esta se encontra infectada substituindo-a por material obturador.
Além do tratamento de canal, a endodontia reestabelece a normalidade dos tecidos pulpares por meio de curetagem pulpar, pulpotomia, pulpectomia ou por tratamento cirúrgico.
Quando um dente precisa ser tratado por um endodontista e não é, o dente tem a raiz infeccionada e também os tecidos vizinhos, ocorre a queda de bactérias na corrente sanguínea, além de provocar dor, inchaço, pus e febre. A partir de tais conseqüências, a maioria dos casos é solucionada com a extração do dente.
O clareamento dental pode ser realizado basicamente de duas maneiras: em consultório dentário ou de modo caseiro, com a supervisão do cirurgião-dentista. Todos os diferentes tipos de tratamento para clareamento dental utilizam um gel para clarear o dente. Quanto maior a concentração do gel, mais rápido pode ser realizado o clareamento.
Acompanhado por dentista
Concentrações elevadas (acima de 25%) só podem ser feitas em consultório. O gel nessas concentrações queima as mucosas e necessita cuidados especiais.
Os tratamentos feitos em consultório podem exigir 2 ou mais sessões de cerca de 1h30 a 2 horas e o gel é ativado por uma fonte de luz (LED, Laser ou associação dos dois).
A periodontite é uma doença que afeta os tecidos ao redor dos dentes, as gengivas, e pode impedir que o dente mantenha-se fixado. É a principal causa da perda de dentes atualmente, sendo comuns os casos de pessoas que perdem um ou até mesmo todos os dentes de uma vez.
É causada por uma infecção por bactérias que se depositam naturalmente na superfície dental, principalmente na região próxima à gengiva, formando a placa bacteriana. Essa placa é uma camada esbranquiçada formada por resíduos de alimento e bactérias. Caso não seja removida a placa bacteriana pode causar cáries dentárias ou se calcificar formando o tártaro dentário. Uma boa higiene oral, uma dieta balanceada e visitas regulares ao dentista podem ajudar a evitar o desenvolvimento de doença periodontal.
Muitas pessoas não sabem que tem doença periodontal. Este processo, que nem sempre é aparente, pode passar despercebido até que o dente se mostre seriamente comprometido. Entretanto, em outros casos os problemas são mais evidentes, apresentando mobilidade dentária e mau-hálito constante.
A prótese dentária é o artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes. Podendo ser classificada como Prótese fixa unitária, Prótese Fixa com mais de um elemento, Prótese Parcial Removível ou Prótese Total.
O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta os dentes, por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total, a popular dentadura ou prótese parcial removível) popular ponte móvel. As próteses dentárias são fixas e cimentadas no dente ao contrário dos recursos móveis, como as dentaduras e próteses parciais removíveis, que podem ser retiradas e lavadas diariamente. As coroas e próteses fixas por serem cimentadas nos dentes existentes ou em implantes só podem ser removidas pelo dentista.
Aparelho Removível
Aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas). Hoje em dia existem aparelhos como os de cerâmica, que são bastante estéticos, em que as peças de suporte se confundem com a coloração do dente.
Aparelho Fixo Convencional
Aparelhos fixos são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento; são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente.
Cosmética Dental é a arte de transformar um sorriso, tornando-o equilibrado, agradável, belo e harmônico com os lábios e face. Antes que você diga uma palavra, seu sorriso pode dizer muito sobre você. Um sorriso agradável pode acrescentar muito a sua aparência, com reflexos inclusive em sua vida social e profissional. Pode aumentar sua auto-estima, e retirar alguns anos de seu rosto.
Além da saúde bucal, um visual agradável em relação à aparência do seu sorriso é imprescindível na apresentação pessoal. Através das associações de pequenos procedimentos, hoje com a odontologia estética podemos corrigir forma, posição ou cor dos dentes.
A odontologia estética atual visa através das mais modernas técnicas de estética dental e dos novos materiais os tratamentos necessários para devolver a harmonia ao sorriso.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |